domingo, 13 de outubro de 2024

Eleições 2024: No Maranhão base governista tem o maior número de prefeitos eleitos e reeleitos, MDB, PP, UNIÃO BRASIL e PSB lideram esse ranking.

 

MARANHÃO - A base de apoio do governador Carlos Brandão (PSB) conseguiu eleger e reeleger cerca de 150 prefeitos nas eleições de 2024. Entre os partidos governistas, o que mais elegeu chefes dos executivos municipais foi o MDB alcançando 37 prefeitos, seguido do PP com 30, UNIÃO BRASIL com 26 e o PSB elegeu 19.

Porém, mais que o MDB, o PL foi a legenda com a maior quantidade de prefeitos eleitos/reeleitos. O partido de Josimar de Maranhãozinho terá, a partir de 2025, 41 prefeituras no Maranhão.

Apesar do grande número de prefeitos, o que mais cresceu foi o MDB comparando com as eleições de 2020. Há quatro anos, o MDB elegeu 7 prefeitos e agora, em 2024, 37.

Vale lembrar que o partido é comandado no estado pelo irmão do governador, Marcus Brandão, que tinha uma lista de prioridades para o pleito que incluía Colinas, Timon, Paço do Lumiar, Barreirinhas, Barra do Corda e Coroatá.

Outro partido governista que teve expressiva vitória no interior do Maranhão foi o PP. O partido do ministro do Esporte, André Fufuca, conseguiu eleger 29 prefeitos. Em 2020, 17 nomes foram eleitos pelo Progressistas.

Se de um lado dos partidos governistas os números mostram evolução, do outro tem o PCdoB (partido ainda oficialmente na base aliada de Brandão, mas como passaporte pronto para a oposição) que reduziu drasticamente seus quadros de prefeitos eleitos.

Em 2020 (em plena pandemia) o PCdoB elegeu 22 prefeitos. Quatro anos depois, teve êxito somente em dois municípios. Vale lembrar que o ex-partido de Flávio Dino já tinha reduzido o número de prefeitos de 2016 para 2020. E continuou na descida agora em 2024.

O fato é que o governo espera contar com os 41 prefeitos eleitos pelo PL de Josimar de Maranhãozinho, que tem no horizonte cerca de três secretarias que poderá ocupar no governo Brandão e assim se aliar já com vistas para a disputa de 2026.

 

 

 

 

Fonte de informação: imirante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário